Frio segue intenso no Centro-Sul nesta quinta; saiba quando os termômetros voltam a subir
03/07/2025
(Foto: Reprodução) Massa de ar polar ainda provoca manhãs geladas e chance de temperaturas negativas no Sul. Norte e parte do Centro-Oeste têm tendência de aquecimento gradual somente a partir da próxima semana. 01/07/2025 - Pedestres caminham em meio a chegada de frente fria no centro de São Paulo (SP).
Rovena Rosa/Agência Brasil
O frio intenso que vem atingindo boa parte do país nesta semana ainda deve continuar pelos próximos dias, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Nesses locais, a sensação térmica segue baixa nesta quinta (03), com temperaturas que podem chegar a valores negativos mais uma vez em pontos do Rio Grande do Sul e da serra catarinense.
Apesar disso, a tendência é que as condições mais rigorosas desse inverno se estendam até pelo menos o início da próxima semana, quando o alívio do frio mais intenso já tem data marcada: a partir de segunda (07) e terça-feira (08), os termômetros devem começar a esboçar uma recuperação gradual.
"Mas vale lembrar: estamos no inverno, então é normal fazer frio nessa época do ano", diz César Soares, meteorologista da Climatempo.
Em regiões de clima subtropical, como São Paulo (SP) e Curitiba (PR), as quatro estações do ano são bem definidas e incluem períodos de frio mais intenso no inverno.
Nos últimos dois anos, porém, César destaca que os invernos foram menos rigorosos, o que pode ter aumentado a sensação de que as temperaturas deste ano estão mais baixas do que o habitual - o que não é verdade.
Por isso, de forma geral, a expectativa é de que as temperaturas subam lentamente nos próximos dias, mas o clima seguirá ameno, com possibilidade de manhãs, tardes e noites ainda geladas ao longo da estação.
Agora, para realmente diminuir o frio e ficar menos gelado, podemos esperar uma melhora nas temperaturas ao final da primeira quinzena de julho, no domingo (13). A partir daí, as temperaturas tendem a ficar mais agradáveis.
Previsão de temperatura máxima para o dia 03 de julho de 2025 às 15h (horário de Brasília).
Inmet
Com a manutenção das baixas temperaturas, esta quinta deve ser de frio intenso em grande parte do Centro-Sul do país.
As mínimas ficam em torno de 5°C em Curitiba (PR), 8°C em Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), e 10°C em São Paulo (SP).
No Sul, a sensação de frio é mais acentuada, principalmente em áreas de serra, onde já foram registradas temperaturas negativas, como em Bom Jardim da Serra (SC), que teve a menor do ano até agora, com -10,4°C.
Já Campo Grande (MS) terá um dia de sol com nevoeiro ao amanhecer. A temperatura mínima deve ficar em torno de 13°C, enquanto a máxima pode chegar a 23°C. Não há previsão de chuva, mas as nuvens aumentam ao longo da tarde.
Em todo o Centro-Oeste, o dia começa com temperaturas mais baixas, principalmente no sul de Mato Grosso (MT) e em Mato Grosso do Sul (MS). Cidades como Iguatemi (MS) e Ponta Porã (MS) registram um amanhecer frio, mas com o avanço do dia, o sol ajuda a elevar as temperaturas, deixando as tardes mais agradáveis.
No leste e norte de Mato Grosso (MT), o calor forte e o ar seco predominam, com umidade relativa do ar abaixo dos 30%. Já em Goiás (GO) e na região de Brasília (DF), o sol aparece com força e o tempo fica firme.
Previsão de frio e chuvas fortes para o litoral Sudeste
🌧️Temporais no Norte, Nordeste e Sudeste
Nas regiões Norte e Nordeste, o calor e a alta umidade favorecem pancadas de chuva, especialmente no norte do Amazonas, Roraima e centro-leste do Amapá, onde podem ocorrer temporais isolados.
No norte do Pará, também são esperadas chuvas de moderada a forte intensidade, mantendo a instabilidade na região amazônica.
No Nordeste, um alerta de temporais abrange áreas entre Pernambuco e Rio Grande do Norte, com previsão de precipitações entre 25 e 35 mm em capitais como Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza.
O litoral da Bahia até Sergipe também deve ter chuvas de intensidade moderada a forte, enquanto o Ceará terá precipitações concentradas principalmente na região litorânea.
Já Vitória (ES) pode registrar acumulados de até 45 mm nesta quinta, o maior volume esperado entre as capitais. Em toda a costa do Sudeste, a circulação marítima combinada com um sistema de baixa pressão mantém o tempo nublado e a chuva constante, especialmente no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
❄️Previsão de geada no Sul
Na região Sul, o tempo permanece seco e frio, com a massa de ar polar ainda influenciando o clima.
Nesta quinta, os termômetros podem marcar valores negativos nas regiões de altitude mais elevada. A formação de geada também é esperada em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná.
E apesar da tendência de elevação gradual das temperaturas a partir da tarde e durante a próxima sexta-feira (04), quando o centro da massa de ar frio se afasta para o oceano, o frio ainda deve persistir no fim de semana.
4ª onda de frio do ano
Thalita Ferraz/Arte g1
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Por que o inverno de 2025 deve ser mais frio que o de anos anteriores
Veja como ficam as temperaturas nas capitais brasileiras, segundo o Inmet: