Guarda civil é preso suspeito de matar homem em desentendimento no trânsito em Suzano
19/05/2025
(Foto: Reprodução) O suspeito foi encaminhado à cadeia pública de Mogi das Cruzes. Francisco Faustino de Lima, de 58 anos, chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. GCM é preso suspeito de matar homem baleado no trânsito em Suzano
Francisco Faustino de Lima, de 58 anos, morreu após ser baleado na avenida Francisco Marengo, em Suzano, na noite deste domingo (18). O suspeito, um guarda municipal de 35 anos, foi encaminhado à cadeia pública de Mogi das Cruzes.
De acordo com o boletim de ocorrência, policiais militares foram acionados para atender a um caso de disparo de arma de fogo. No local, encontraram um veículo com marcas de disparo no vidro traseiro, lado direito. Francisco estava no banco do motorista, com sangramento. Ao lado do veículo, havia uma moto caída.
O autor dos disparos se apresentou como guarda municipal. Ele alegou que trafegava com sua motocicleta quando teria sido fechado pelo carro conduzido por Francisco. Após uma discussão, o guarda afirmou que foi novamente fechado, caiu da motocicleta e, ao se levantar, efetuou dois disparos com uma arma de fogo particular.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O armamento foi apreendido com duas munições deflagradas e três intactas. Outra arma, pertencente à corporação, também foi apresentado, mas o autor afirmou que não a utilizou.
Francisco foi socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e levado ao Hospital e Maternidade de Suzano (HMS), onde não resistiu aos ferimentos. Sua companheira, que estava no carro, relatou que o casal se dirigia à igreja quando, ao desviar de um buraco, houve a colisão com a motocicleta.
Segundo a mulher, após uma discussão, o motociclista sacou uma arma e disparou três vezes contra Francisco. Dois tiros o atingiram e um acertou o vidro do carro. A mulher não foi ferida.
O suspeito, que alegou legítima defesa, afirmou que a vítima teria tentado atingi-lo com o veículo, e que imaginou estar em risco. No entanto, a investigação apontou inconsistências em sua versão: ele não sofreu lesões, não caiu da moto e ainda conseguiu efetuar os disparos com o veículo em movimento.
Diante dos fatos, foi determinada a prisão em flagrante do autor. A autoridade policial entendeu que houve dolo eventual, uma vez que o suspeito assumiu o risco de matar ao disparar contra o veículo.
As armas foram apreendidas e encaminhadas para perícia. O local foi periciado, e os veículos envolvidos foram removidos conforme os procedimentos legais. O caso foi registrado como homicídio e localização/apreensão de objeto na Delegacia de Suzano.
LEIA TAMBÉM: Duas pessoas morrem e seis ficam feridas em acidente entre carro e ônibus na Grande SP
O caso foi registrado como homicídio e localização/apreensão de objeto na Delegacia de Suzano
Aniele Santos/TV Diário
Assista a mais notícias do Alto Tietê