Vestibular da UFG tem mais de 32 mil inscritos com disputa de até 240 candidatos por vaga
18/10/2025
(Foto: Reprodução) Vestibular da UFG será realizado neste domingo (19)
A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza, neste domingo (19), o Vestibular 2026. Após mais de dez anos sem aplicar provas próprias, a instituição oferta 2.209 vagas em 97 cursos de graduação. o vestibular tem mais de 32 mil inscritos com disputa de até 240 candidatos por vaga, de acordo com o pró-reitor de Graduação da universidade, Israel Elias Trindade,
As provas objetivas e de redação serão aplicadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Itumbiara, Uruaçu, Iporá, Rio Verde e Cidade Ocidental. Um total de 31.825 inscrições foram homologadas, e todos os candidatos estão aptos a participar da seleção, segundo a UFG.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Israel Elias Trindade, afirmou que o vestibular superou as expectativas. “Estamos retomando o vestibular próprio após anos utilizando exclusivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse processo é o mais robusto que a UFG já realizou em termos de concorrência”, avaliou.
Segundo ele, no curso de Medicina há mais de 240 candidatos por vaga, o que representa uma das maiores disputas do país entre instituições federais.
LEIA TAMBÉM:
Meio ambiente, tecnologia e saúde: Conheça os pesquisadores da UFG na lista de mais influentes do mundo, segundo Universidade de Stanford
Reitoria da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia
Divulgação/UFG
Cadastro de reserva
De acordo com o pró-reitor, a principal novidade desta edição é a criação de um cadastro de reserva para candidatos aprovados fora do número inicial de vagas. “Todos os selecionados, incluindo os do cadastro de reserva, participarão do processo de matrícula”, explicou Israel.
Ele destacou que, além das 2.209 vagas ofertadas, que representam 97% dos cursos presenciais da instituição, haverá uma lista adicional com até três vezes o número de aprovados.
“Aqueles que concluírem a matrícula dentro do limite de vagas serão efetivados. Essa lista servirá também para o preenchimento de vagas ociosas do Sisu, que corresponde aos outros 50% das vagas da UFG”, acrescentou.
Com esse formato, caso sobrem vagas após as chamadas do Sisu, a universidade utilizará diretamente os candidatos do cadastro de reserva, sem necessidade de novas convocações pelo sistema nacional. Segundo o pró-reitor, essa mudança amplia as chances de ingresso na instituição.
Pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade
Reprodução/TV Anhanguera
Locais e horários de prova
No período da manhã, os portões serão abertos às 7h e fechados pontualmente às 8h, quando começam as provas objetivas e a redação. No período da tarde, a abertura será às 13h e o fechamento às 14h, com aplicação de novas provas objetivas.
O candidato deve levar documento oficial com foto e caneta esferográfica transparente com tinta azul ou preta. Alimentos e garrafas de água devem estar em recipientes transparentes, conforme as regras do edital.
Consulta aos locais
As informações sobre os locais de prova estão disponíveis no site do Instituto Verbena, responsável pela execução do vestibular, e podem ser acessadas informando o número do CPF do candidato.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás