'Agora Tem Especialistas' leva exames e diagnóstico de câncer a mulheres atendidas pelo SUS em Humaitá no AM
10/10/2025
(Foto: Reprodução) 'Agora Tem Especialistas' leva exames e diagnóstico de câncer a mulheres atendidas pelo SUS em Humaitá no AM.
Divulgação
Mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Humaitá, no sul do Amazonas, começaram a receber, nesta sexta-feira (10), atendimentos especializados em prevenção e diagnóstico de câncer de mama e de colo do útero. A ação faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, que neste mês de outubro leva 28 carretas equipadas para atender municípios do interior em 20 estados brasileiros.
O projeto tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados no SUS e ampliar o acesso à saúde da mulher. A cerimônia de lançamento das carretas ocorreu simultaneamente em todo o país.
No Amazonas, a inauguração contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que está como ministro em exercício.
“No Outubro Rosa, mês da saúde da mulher, inauguramos aqui em Humaitá as carretas que levarão mamografia de última geração, ultrassonografia, exames e consultas ginecológicas. Estar aqui, no coração da Amazônia, é simbólico. É fazer o SUS chegar a todos os cantos do país, reconhecendo as demandas e as especificidades locais”, afirmou o ministro em exercício.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Atendimento em todo o país
Ao longo de outubro, as unidades móveis devem atender mais de 42,5 mil pacientes previamente agendadas pela rede pública. No total, estão previstos 130 mil procedimentos, incluindo consultas, exames e biópsias.
Nesta primeira etapa, 15 carretas começaram a operar em municípios de 13 estados, entre eles Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Palmas (TO) e Goiânia (GO).
Outras 11 unidades móveis serão inauguradas no dia 17 de outubro em oito estados — incluindo Ceará, Pará, Piauí, Paraná, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rondônia — além do Distrito Federal. No dia 24, uma nova carreta começará a funcionar na comunidade do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.
Estrutura e serviços oferecidos
As carretas do programa são totalmente equipadas com consultórios ginecológicos climatizados, salas de exame e de pequenos procedimentos, central de esterilização e área de espera climatizada com capacidade para até 60 pessoas.
Entre os serviços oferecidos estão:
Mamografia e ultrassonografia mamária bilateral;
Biópsias e punção de mama por agulha grossa;
Exames anatomopatológicos;
Colposcopia e procedimentos terapêuticos;
Ultrassonografia transvaginal e pélvica.
Interior do Amazonas
A secretária executiva adjunta do Interior em Saúde do Estado do Amazonas, Rita Cristiane dos Santos, destacou a importância da ação para reduzir desigualdades regionais.
“O Amazonas tem grandes desafios geográficos e dificuldades de acesso à saúde. Receber essa estratégia em Humaitá é uma grande honra, porque o município consegue atender também pacientes da regional do Madeira. As carretas vão ajudar a atender uma população que muitas vezes não conseguimos alcançar”, afirmou.