Primeira mulher a atuar como subcomandante da PM é nomeada corregedora da corporação em Roraima
10/07/2025
(Foto: Reprodução) Valdeane Alves assume função responsável por investigar condutas irregulares dentro da PM. Ela atuou como subcomandante entre 2022 e 2024. Coronel Valdeane Alves, nomeada corregedora-geral da Polícia Militar de Roraima (PM)
Reprodução
A coronel Valdeane Alves foi nomeada corregedora da Polícia Militar de Roraima (PM). Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de subcomandante-geral da corporação, função que desempenhou entre 2022 e 2024. A nomeação foi assinada pelo comandante-geral da PM, Overlan Lopes, segunda-feira (7).
Agora, Valdeane assume a responsabilidade de conduzir investigações internas sobre transgressões disciplinares, desvios de conduta e crimes militares praticados por integrantes da PM. Ela substitui o tenente-coronel Marcelo Barbosa Rocha
A coronel assumiu como subcomandante em março de 2022, onde ficou até novembro de 2024, quando foi substituída pelo coronel Francisco Lisboa -- posteriormente demitido após ser preso pela Polícia Federal (PF) numa operação que investiga o apoio financeiro do tráfico de drogas para compra de votos nas eleições municipais de 2024.
A corporação tem 383 policiais militares mulheres -- destas, 60 são oficiais (há duas coronéis, nove majores, 19 capitãs e 30 tenentes), as demais são cabos, sargentos e soldadas. Do total de 1931, 1548 são policiais homens.
LEIA TAMBÉM:
Pela primeira vez na história da PM de RR coronel mulher assume posto de subcomandante-geral: 'momento histórico'
Governador de Roraima exonera subcomandante-geral da PM, primeira mulher a assumir o cargo
Quem é a coronel?
A Coronel Valdeane Alves de Oliveira, natural do Maranhão, iniciou sua carreira na Polícia Militar em 24 de abril de 2000, ingressando no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Brasília em 2001. Ela é graduada em Segurança Pública. É casada e mãe de dois filhos, Isadora (10 anos) e Lorenzo (6 anos).
Além de subcomandante, ela já ocupou os cargos de corregedora da PM, Comandante do Núcleo de Polícia Comunitária, Secretária Chefe Adjunta da Casa Militar, e Diretora do Colégio Militar Estadual Cel PM Derly Luiz Vieira Borges.
Coronel Valdeane Alves Oliveira, da Polícia Militar de Roraima
Governo de RR/Divulgação
Ao longo da trajetória na Corporação, adquiriu diversas capacitações, entre eles Curso de Técnicas de Investigação Criminal (2005), Curso de Formação de Agente de Trânsito (2005), Curso de Negociação de Crises com Reféns (2006) no Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de São Paulo, Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (2007), Curso de Gestão de Políticas em Segurança Cidadã (2007), e Curso Nacional de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD (2012), entre outros.
Em 2020, Coronel Valdeane alcançou o topo de sua carreira, tornando-se a primeira mulher promovida ao posto de Coronel na história da Polícia Militar de Roraima. Em março de 2022, foi nomeada Subcomandante Geral da PMRR, sendo a primeira mulher a ocupar a posição.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.